Frenesi (1972)


Olá, meus caros.

Frenesi é a última obra-prima de Alfred Hitchcock! Filmado na Inglaterra, sua terra natal, depois de 30 anos realizando filmes nos EUA, Frenesi possui uma das cenas de estupro/morte mais chocantes da história do cinema.

Não é melhor que outros clássicos de Hitchcock, como "Vertigo", "North by Northwest" ou "Psycho", mas consegue sustentar todos os atributos inerentes ao termo suspense.

A história é simples, mas ganha corpo no decorrer da trama. Um azarado chamado Richard Blaney (Jon Finch) acaba sendo confundido por um serial-killer, que por sua vez, assassina suas vítimas, mulheres de meia-idade que cumprem certos requisitos ("You are my type of woman"), enforcadas com um nó de gravata (Neck-tie murderer). Nisso, Blaney precisa arquitetar uma maneira de fugir da polícia e provar sua inocência.

O filme não possui atores famosos, uma exigência de Hitchcock. O motivo? Fazer com que a situação, de fato, parecesse real, para que assim a plateia se identificasse melhor com ela. Se fosse optado pelo uso de atores famosos, talvez o realismo se perdesse de certa maneira. Outro fator que contribui para essa imersão na história é o uso da própria cidade de Londres como mais um dos personagens. Somos expostos a cenas consideravelmente ordinárias, que com certeza, faríamos no dia-a-dia. Ir fazer compras na feira, comer em um restaurante, ir ao trabalho, visitar a ex-esposa (Eh, talvez isso não...). Bom, tudo foi planejado, no primeiro terço do filme, para parecer apenas mais um dia do cotidiano de uma pessoa suburbana, e mostrar que as mais inesperadas situações podem acontecer com qualquer um. A cidade foi filmada de maneira bastante intuitiva. De tal modo, as cenas nos passam a sensação de estarmos realmente na atmosfera do filme. A fotografia também é um ponto forte da cinematografia.

O filme tenta mostrar/criticar o efervescente crescimento da classe urbana nas imediações londrinas, e dessa forma, discernir sobre as neuroses inerentes a vida na cidade grande.

A trilha sonora é excepcional. Enquadra-se perfeitamente nas cenas, inclusive em algumas das partes cômicas. Sim, Hitchcock adora colocar um pouco de humor nos seus suspenses, o que caracteriza um contraste atípico, mas que funciona, sob as mãos desse eterno mestre.

Frenesi, como já mencionado, não é melhor que outros clássicos de Hitchcock, portanto para aqueles que são novos na apreciação da arte do cinema, recomendo assistir a Frenesi antes desses outros filmes, em especial os já citados. Assim, a gradativa progressão e subsequente apreciação dos filmes de Hitchcock será feita de maneira mais coerente e todo brilho de sua obra poderá ser absorvido, não sendo em nenhum momento ofuscado pela comparação com outros de seus clássicos. De fato, são poucos no ramo do suspense que conseguiram se equiparar (Nunca ultrapassar!) por breves momentos a Hitchcock. Henri-Georges Clouzot, diretor de "O Salário do Medo" foi um deles (Foi até chamado de "O Hitchcock Francês"). Todavia, toda a maestria desse gênero fica, de fato, sob a visão desse exímio diretor, que não por menos, se fez valer do título de "Mestre do Suspense"!

NOTA (Quando assistido antes dos clássicos de Hitchcock): 8

NOTA (Quando assistido depois dos clássicos de Hitchcock): 7

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