Annabelle (2014)


Olá, meus caros.

Muito se falou deste filme no decorrer do ano... E depois de muito meditar na longínqua taiga siberiana, acabei chegando a modesta conclusão de que este filme não passa de um lixo adiposo do lodo da ignorância. Um verdadeiro plágio, sem uma grama sequer de originalidade. 

Além disso, o motivo pelo qual este filme foi feito revolta qualquer amante da bela arte do cinema: Dinheiro! Apenas isso. Nada de amor pela arte, apenas dinheiro. Nada de agradar os fãs de terror, apenas dinheiro...

Sem dúvidas, um ser que diz qualquer coisa favorável sobre Annabelle, realmente não deve ter assistido os clássicos do cinema de horror. Filminho simples que reaproveitou a didático dos clássicos para realizar um plágio bem meia boca, com um roteiro digno de contundentes ataques de vômito e atuações que nos levam a tentar o suicídio. O filme não consegue manter uma cadência mínima satisfatória, se desintegrando aos poucos e culminando em um final nada satisfatório. 

Uma vergonha para os filmes de terror!

Vamos lá, deixa eu explicar um pouco melhor essa história... 

Como explicado na análise de "Invocação do Mal", Annabelle é de fato uma boneca verdadeira. Ela está exposta em um museu pertencente ao falecido Ed Warren. Hoje sua esposa Lorraine administra o lugar. Ed & Lorraine foram demonólogos que resolviam casos relacionados ao sobrenatural. Para cada caso resolvido, eles guardavam um souvenir (Para eles eram receptáculos obscuros que continham as forças das trevas!)

Um desses "troféus" foi Annabelle. Ela ficou lá, guardada em uma cristaleira durante anos, sendo benzida por um padre a cada mês (É sério!), pois, o demônio que a usou como canal para suas travessuras era muito forte, algo desse tipo...


Um belo dia, o mestre James Wan resolve dirigir um filme contando a história de um dos casos de Ed & Lorraine Warren. O filme em questão é "Invocação do Mal" (Para maiores detalhes, leia a análise anterior a essa). Essa "graciosa" boneca até aparece no filme, mas não como personagem principal nem nada, apenas um objeto. 

Como "Invocação..." foi um tremendo sucesso de crítica e público, é claro que os produtores iriam aproveitar para fazer um dinheirinho extra. "Annabelle" foi feito na pressa mesmo, com apenas um ano de diferença para "Invocação...". 

O filme "Annabelle" é um spin-off (Material relacionado indiretamente com a história principal de uma série) de "Invocação...", que por sua vez, possuí sequência confirmada para 2016. "Annabelle" conta a suposta origem da boneca.


Não preciso dizer que um ano não é suficiente para se fazer um bom filme desse gênero, ainda mais com os roteiristas palermas de hoje em dia. Tudo ficou refletido na qualidade do filme, que não passa de uma cópia barata de filmes de terror antigos. Deixa eu esmiuçar isso:

- O filme se passa em um apartamento... Hum, alguém lembrou de "Bebê de Rosemary"?
- A protagonista está grávida... Acho que ainda continua em "Bebê de Rosemary".
- A protagonista até vai comprar livros sobre demonologia na livraria, igualzinho como Rosemary fez!!!
- Demônios e espíritos para todo lado: cópia de "Horror em Amityville".
- Boneca assassina: Sério? Será que eu preciso comentar?
- Portas se fechando sozinhas toda hora! Sério, TODA HORA! Acho que até parece "Atividade Paranormal" (Que também é uma bosta!), certo?
- Temos um padre tentando ajudar a família: Será que lembra "O Exorcista"?




Resumindo, juntaram tudo que essa juventude sem senso crítico gosta e lançaram essa porcaria. Eu fico realmente triste, pois, até é uma ideia com bastante potencial. Bonequinha dos espíritos e afins. Daria para fazer algo consistente e singular para ficar na história do cinema.

Para provar um de meus argumentos sobre o porquê esse filme foi feito... Lembra que eu falei que era apenas por dinheiro, certo?

"Invocação do Mal" custou $20 milhões de dólares. Arrecadou $320 milhões de dólares.

Os produtores aproveitaram a fama de "Invocação...", plagiaram um filme, colocaram um diretor inexpressivo para dirigi-lo fizeram uma massiva campanha de divulgação e o resultado:

"Annabelle" custou $6.5 milhões de dólares. Arrecadou $252 milhões de dólares. Um retorno maior do que "Invocação...".

Não tem jeito... É show business, é dinheiro... A paixão ficou para trás faz tempo. Cinema virou um meio de fazer dinheiro, apenas isso. Poucos cineastas conseguiram sobreviver com os ideais de antigamente, e só quando sobra um dinheirinho as produtoras os deixam realizar uma obra de caráter fiel aos clássicos ou com inovações e ideias realmente originais.

Para concluir, ressalto as péssimas atuações de "Annabelle". Nada me irrita mais do que uma atriz que não saiba chorar. Elas ficam balbuciando palavras em meio a caretas ridículas e querem que seja considerado choro? A Meryl Streep deveria dar umas aulinhas para essa geração insignificante de atores e atrizes.

A realidade é a seguinte: os "atores" e "atrizes" de hoje em dia não ingressaram nessa profissão por competência, e sim por serem modelos bonitinhos ou filhos de alguém (O nepotismo está beirando a insanidade atualmente). Eles conseguem papéis mais por se enquadrarem na estética que o diretor de casting deseja do que pela habilidade na arte da atuação. Com isso, pessoas com senso crítico um pouco mais apurado (Às vezes nem precisa tanto) presenciam verdadeiras atrocidades, que acarretam incontáveis dores de cabeça.

A trilha-sonora eu nem lembro e sinceramente: Fod***!

Só possuí alguns bons efeitos-especiais. Coisa que qualquer nerd consegue fazer com um Game Boy. Vale infinitamente mais a pena assistir o "Bebê de Rosemary" novamente.

Fiquei com esse rosto quando terminei de assistir!
Não recomendo "Annabelle" para ninguém. 

Resumindo: 

1º James Wan fez um ótimo filme e os produtores aproveitaram-se dele. 

2º Só haverá um boneco assassino na história do cinema! Eles podem tentar mas nunca irão conseguir!

 Foda                                Lixo
NOTA: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário