Clássicos do Futuro

Olá, meus caros.

Apesar da incomensurável quantidade de lixo cósmico lançado nos cinemas nos últimos anos, ainda existe um bocado de filmes excepcionais por aí, que por sua vez, tornar-se-ão clássicos nos anos que estão por vir. Para esta lista selecionei obras apenas dos anos 2000's.

Creio que a lista ficaria incrivelmente mais extensa caso eu abrisse as portas da década de 90, uma vez que, o cinema dessa nem tão distante época era exponencialmente melhor que o atual. Não obstante, certos filmes da década de 90 já adentraram na categoria de clássicos, seja pelo tempo ou pela qualidade. Exemplos dessa última categoria são: "Clube da Luta", "Pulp Fiction" e "Feitiço do Tempo". 

Certos filmes do século XXI também já são considerados clássicos. Seu sucesso foi tão colossal que seria virtualmente impossível de não serem considerados como tal. Exemplos destes são: "Amelie", "A Vida dos Outros", "O Tigre e o Dragão"e inumeráveis outros. Contudo, sinto que a grande maioria das obras-primas do novo milênio ainda não tiveram o reconhecimento devido. E serão estes que irei me focar nesta lista, filmes de qualidade excepcional que preenchem os requisitos de clássicos artísticos e que por infortúnio não são mais mencionados. Dificilmente os vejo em listas (Polls) especializadas. Eles fizeram relativo sucesso em seus respectivos lançamentos e aparentemente desapareceram. Reconheço que ainda são muito novos para tal, todavia, a sociedade está cheia de filmes recentes e porcarias que todo mundo não para de falar (Me recuso a mencionar o nome destes!). Um verdadeiro ultraje para os cineastas que se empenharam em nos agraciar com algo verdadeiramente produtivo. A maioria dos filmes desta lista sequer passa na televisão a cabo. Os canais televisivos insistem em ficar repetindo sempre as mesmas porcarias, sempre com comerciais cada vez maiores!

É notável a falta de apreciação pela 7ª Arte da geração atual. Infelizmente a massa populacional entrou em uma atmosfera de alienação, se focando apenas em impulsos imediatistas, fator esse que se reflete até no cinema. As pessoas não querem mais aprender com os filmes, aprecia-los ou senti-los de maneira coerente. Apenas querem assistir a primeira idiotice que aparecer no cartaz do cinema local. Isto está certo? É claro que não!! Tudo foi minuciosamente arquitetado pelos grandes conglomerados de empresas internacionais, sejam as de mídias, de tecnologia ou até alimentícia. Tudo foi feito para manter a massa alienada e sempre consumindo. O por quê? Uma pessoa alienada gasta dinheiro. E muito! É justamente isso que as empresas querem. Nesse tempestuoso caminho o senso crítico acaba se perdendo, seja para o cinema, música ou qualquer outra coisa.

Filmes que deveriam ser lembrados sequer são assistidos atualmente. Um dos critérios que usei para selecionar os filmes dessa lista foi a capacidade que todos tiveram em consubstanciar belas histórias com uma ótima cadência narrativa, ou seja, nada de filmes muito "parados" por aqui. Existem sim, muitos outros "clássicos do futuro", principalmente no cinema europeu e asiático, contudo, certas audiências talvez tenham dificuldade para absorver uma obra "psedo-macabra" koreana. Me foquei em filmes que podem ser aproveitados por todas as audiências desde seu primeiro contato, sem uma prévia preparação contextual do estilo cinematográfico de cada país. Não obstante, lembro que outro critério para a escolha dos filmes foi o fato da maioria deles estarem sendo "esquecidos". Também me restringi a um filme por diretor, pois, eu poderia muito bem fazer uma lista só com os filmes do Martin Scorsese ou de Darren Aronofsky. Esta postagem será minha tentativa de enobrecer a áurea por trás destes filmes, que sem dúvidas serão fontes pétreas de inspiração no futuro.

Boa leitura!

10. Coração Louco (EUA, 2009)


"Coração Louco" inicialmente seria lançado direto para DVD. Ainda bem que os produtores mudaram de ideia. Sem dúvidas a melhor atuação de Jeff Brigdes, que merecidamente arrecadou o Academy Awards de melhor ator. "Crazy Heart" conta a história de um cantor country que entrou em decadência, em parte graças ao alcoolismo, e que gradativamente tenta recuperar seu status. Brigdes incorporou em sua essência as dificuldades inerentes para aqueles que tentam superar um vício. Seu desempenho foi vivaz e penetrante. Como diria Roger Ebert "Two Thumbs Up!"

9. Os Homens que não Amavam as Mulheres (Suécia, 2009)


Filme baseado na obra do escritor sueco Steig Larssons. Tanto a versão sueca como o remake americano (Daniel Graig e Rooney O'Mara sob a direção de David Fincher) são excelentes. A cinematografia depressiva se destaca na medida certa, assim como o ótimo roteiro que juntos caracterizam um thriller investigativo genuíno.

8. Onde os Fracos Não Tem Vez (EUA, 2007)


Um faroeste moderno dirigido pelos mestres Ethan & Joel Cohen, que, assim como em "Fargo" abordam a postura do homem quando apresentado ao acaso. Até onde iriamos para realizar algo? "Onde os Fracos não tem vez" recebeu Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator (Javier Bardem). Também temos Josh Brolin e o eterno  Tommy Lee Jones nessa pérola do cinema. Um filme tenso do começo ao fim, com ótima trilha-sonora, elaborado roteiro e atuações de tirar o chapéu (No meu caso gorro-do-Kiko).

7. Extermínio (Inglaterra, 2002)


O único filme de terror da lista. O retrato mais real de um apocalipse zumbi já realizado. "Extermínio" foi dirigido por Danny Boyle, que apesar de recentemente não ter produzido nada excepcional, também é o diretor da obra-prima "Trainspotting". Cilian Murphy é o protagonista da trama. Seu personagem acorda do coma só para descobrir que a Inglaterra havia sido contaminada com um vírus que transformava as pessoas em criaturas sedentas por sangue. Com isso, nosso infeliz personagem reuni formas com outros sobreviventes para fugir da zona contaminada. Certas cenas em Londres foram filmadas as 4h da manhã do domingo, para que não houvesse interferência de transeuntes. Essas tomadas são simplesmente maravilhosas, pois, de fato, nos transferem essa sensação de isolamento e catástrofe. Fiquei tentado em colocar "Abismo do Medo" ou "A Casa dos 1000 Corpos" nesta colocação, mas creio ter tomado a decisão correta. "Extermínio" é um filme de qualidade ímpar e deve ser lembrado como tal.

6. Micmacs - Um Plano Complicado (França, 2009)


Jean-Pierre Jeunet ficou mundialmente conhecido por ter dirigido "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", contudo sua obra é muito mais vasta. Em 2009 Jeunet conseguiu fazer algo virtualmente impossível: uma comédia steam-punk! Este estilo já é absurdamente difícil de ser realizado, imagina quando mesclado com humor de qualidade. Jeunet, assim como alguns outros diretores franceses, são os únicos que conseguem idealizar filmes steam-punk com qualidade considerável. "Micmacs" (Assim como Amelie) é uma fábula moderna, contando a jornada de Bazil, um desafortunado homem que possui como objetivo desmantelar duas indústrias bélicas, estas, por sua vez, foram as responsáveis pela morte de seu pai. Como em todo filme de Jeunet, Dominique Pinon faz uma ponta, neste caso como um homem-bala (Hilário!). O visual do filme é singular, ajudando a compor a cadência narrativa. O visual auxilia a contar a história nos introduzindo na atmosfera das cenas. Por infortúnio, nunca conheci ninguém que já tenha assistido a este belo filme, que por sua vez, assim com toda obra de Jeunet, se tornará um clássico da comédia inteligente.

5. Gangues de Nova Iorque (EUA, 2002)




Pense no maior diretor vivo? Creio que há grandes chances de sua resposta ser Martin Scorsese. Há mais de 50 anos esse brilhante cineasta vem influenciando o mundo com suas obras. Muitos de seus filmes estão entre os melhores da história do cinema! Seus filmes já arrecadaram 20 Academy Awards juntos! Não obstante, Scorsese continua a dirigir filmes, sempre nos impressionando com toques de originalidade. Todavia, uma de suas obras de 2002 infelizmente entrou em relativo esquecimento. Eu particularmente considero "Gangues de Nova Iorque" um de seus melhores filmes. Foi um filme excepcional, com belas atuações de DiCaprio e Lewis, ótimo figurino e uma memorável trilha-sonora celta. Só não gostei da atuação de Cameron Diaz... Acho que ela pensou que era um filme de comédia, pois sua atuação é ridiculamente cômica. O filme tem belas cenas de ação (Entenda-se lutas com cutelos gigantescos), filmadas de maneira enérgica, cortes rápidos e diálogos curtos tornam o filme bastante dinâmico, sem perder alguns toques de teor dramático.

4. O Operário (EUA, 2004)


É notável a dedicação de Christian Bale para "O Operário", com certeza uma das maiores transformações do cinema. Para emagrecer para o papel Bale consumia apenas uma maçã e uma lata de sardinha por dia! A história é bem simples: um  trabalhador industrial está há um ano sem dormir. O motivo? Fica a seu encargo descobrir, mas lhe garanto que será um belo quebra-cabeça. A atmosfera do filme é bastante pesada, contando com uma ou outra cena indigesta para algumas pessoas. Entretanto, quando tudo foi dito e feito, vale muito a pena assistir.

3. O Clã das Adagas Voadoras (China, 2004)


Apesar de existirem uma infinidade de filmes wuxia, selecionei "O Clã das Adagas Voadoras" por um simples motivo... Ele é o que possui a cinematografia mais bonita que já vi em filmes desse gênero. O filme se assemelha a um quadro em movimento. Cores vivas e fortes que de fato nos imerge na beleza das cenas. Sem mencionar as insanas coreografias e a belíssima trilha-sonora. Um épico da beleza! O diretor Zhang Yimou também dirigiu o igualmente belo "Herói" de 2002.

2. O Lutador (EUA, 2008)


"O Lutador" é indiscutivelmente um dos melhores filmes que já assisti (Sou fã de boxe e luta-livre). Muitos sequer ouviram falar desse filme, que fez um tremendo sucesso quando foi lançado. Renovou a carreira de Mickey Rourke, que deveria ter ganho o Oscar de melhor ator (Sean Penn ganhou por "Milk", uma ótima atuação, mas a de Rourke foi melhor). A história retrata um envelhecido lutador profissional que tenta voltar ao auge, mesmo tendo problemas de saúde. No caminho ele tenta se reconciliar com sua filha e adentrar em um relacionamento com uma stripper local (Interpretada por Marisa Tomei). Um retrato frio das ambições e frustrações humanas. Possui cenas de luta bastante realistas, trilha sonora da banda oitentista Ratt e um roteiro com muito profundidade. Darren Aronofsky é um dos melhores diretores da atualidade, e espero que ele ainda possa nos agraciar com diversos filmes de qualidade semelhante a "O Lutador".

1. Sangue Negro (EUA, 2008)


Fiquei simplesmente estarrecido ao ver a atuação de Daniel Day-Lewis neste filme, que por sua vez, lhe rendeu seu segundo Oscar. Ele é verdadeiramente o maior ator da atualidade. Sua preparação para os filmes é insana, ele não sai do personagem mesmo com as câmeras desligadas! Bom, tudo isso se replete na qualidade do filme. "Sangue Negro" foi dirigido por Paul Thomas Anderson, que a 20 anos vem contribuindo de maneira virtualmente inigualável para 7ª Arte. Seus filmes possuem profundidade estética única, sempre apresentando um lapidado universo de personagens. Isso é um elemento chave em suas narrativas... A psicologia de seus personagens, suas relações e seu próprio desenvolvimento. Em "Sangue Negro" somos apresentados ao mais frio retrato da ambição humana já descrito no cinema. Até onde o dinheiro pode nos transformar? E a troco do quê? Os filmes de Anderson são contextualizados com eventos reais, neste caso, a corrida pelo petróleo do Oeste estadunidense. A fotografia é belíssima, souberam aproveitar muito bem as cores e as luzes para acompanhar a própria decadência psicológica de Plainview (Lewis), sendo utilizados tons mais fortes e escuros para os momentos mais propícios a insanidade do protagonista. Tudo foi arquitetado com maestria, caracterizando uma verdadeira obra-prima e o maior "clássico do futuro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário