O Abutre (2014)

Olá, meus caros.

Minhas expectativas para "O Abutre" eram muito altas, pois todas as críticas que li sobre ele eram extremamente favoráveis. E acredite se quiser, algo realmente maravilhoso aconteceu. "O Abutre" superou e muito qualquer expectativa que eu tinha. Fazia tempos e tempos que isso não acontecia.

História: Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um sujeito excepcionalmente inteligente, mas de pouca sorte que sobrevive realizando pequenos furtos (Sucata, bocas de boeiro, relógios). Sua vida subitamente muda quando ele acaba entrando em contato com o submundo do jornalismo criminal independente.

O trabalho consiste primordialmente em chegar nas cenas do crime antes da polícia, e em sequência fazer o máximo de gravações possíveis. O último passo é vender as imagens para as emissoras de televisão, que colocarão as exclusivas imagens nos noticiários sensacionalistas.




Lou possui tendências sociopáticas e estará disposto a tudo para realizar seus objetivos, manipulando as poucas pessoas ao seu redor. 

"O Abutre" é uma obra neo-noir verdadeiramente original. Foi o primeiro filme dirigido por Dan Gilroy, que também assina o roteiro. Outros créditos de Dan incluem o roteiro de "Gigantes de Aço", e o roteiro de "O Legado Bourne" em colaboração com seu irmão, Tony Gilroy.

Tony foi o responsável pelo brilhante roteiro da trilogia Bourne. Ambos irmãos começaram a enveredar pelo caminho da direção. Uma boa notícia para o mundo do cinema.

Em "O Abutre" somos apresentados a uma estrutura narrativa muito bem lapidada. O roteiro é brilhante, apresentando uma profundidade psicológica rara. Todos os personagens são únicos e bem trabalhados. Renne Russo (Esposa de Dan Gilroy) interpreta Nina, a diretora do noticiário para o qual Lou vende as imagens. Riz Ahmed interpreta Rick, um jovem pobre que acaba trabalhando para Lou como seu navegador (Através de um GPS, Rick decide qual é a melhor rota para chegar a cena do crime antes da polícia) . A atuação de Riz Ahmed não deve ser subestimada, um jovem ator que conseguiu acrescentar belos toques de originalidade a sua atuação. Bill Paxton faz uma pontinha como um dos concorrentes de Lou.

Gyllenhaal esta em sua melhor forma, sem dúvida um dos melhores atores da atualidade, que por infortúnio, ainda não teve o reconhecimento devido. Sua melhor atuação até o momento.

Seu personagem é um sinistro manipulador de sangue frio (Aliás, creio que seja nitrogênio líquido no lugar de sangue!). Não se deixe enganar pelos simpáticos ideais de Lou Bloom, por traz de seu cadavérico semblante, um verdadeiro monstro aguarda o oportuno momento para usar de seus indóceis sortilégios. Um personagem multifacetado e insano na essência da palavra. Independente de ser politicamente incorreto identificar-se com um protagonista nesses moldes, toda a carisma do filme fica por conta de Lou. Sua disciplina e infalível dedicação são de fato invejáveis. Conforme Lou aprende mais sobre o submundo do jornalismo, suas necessidades se tornam maiores, e com isso a cada nova desafio, Lou se arrisca cada vez mais. Um insano retrato ambição.

O filme é absurdamente tenso. Nas cenas do crime ficamos estáticos, torcendo para que Lou consiga o que precisa. Outro elemento chave de "O Abutre" é a excelente fotografia. Apesar do filme inteiro se passar durante as noites de Los Angeles, não forçamos a vista uma vez sequer para ver o que está acontecendo (Justamente o inverso do que ocorre com os últimos filmes da saga Harry Potter). Não obstante, os ângulos da câmera realmente nos imergem na atmosfera da trama. Sentimos a presença dos personagens nas cenas.

Além de tudo isso, "O Abutre" possui uma cena de perseguição de arrepiar. Realmente não falta nada, temos suspense, drama e ação. Tudo unido com um ótimo roteiro. E quer saber o melhor? Não tem uma grama sequer de efeito-especial! Tudo foi feito nos moldes da velha guarda. Que delícia!



O filme realiza duras críticas a ética das emissoras, que estão dispostas a mostrar qualquer conteúdo que seja para não perder audiência, quase sempre invadindo a privacidade alheia. Em suma, "O Abutre" está no pódio dos melhores filmes de 2014. Assista a noite no maior silêncio possível. A imersão na trama será muito melhor aproveitada. Um Clássico Moderno!

NOTA: 9.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário