Guardiões da Galáxia (2014)


Olá, meus caros.

Diferente. Essa é a única palavra que define consideravelmente bem "Guardiões da Galáxia". O filme possui uma concepção bastante estranha, que envereda por um caminho nunca antes explorado. O que eu quero dizer com isso? Realmente não sei ao certo. O filme é diferente de qualquer coisa que eu já tenha assistido, ainda mais um filme de super-herói. Portanto, fica bem difícil de fazer uma comparação para explicar melhor.

O filme gira em torno de um grupo de criminosos desfuncionais, mas de bons corações que acabam se envolvendo em uma trama para impedir Ronan, o Usurpador de destruir o planeta Xandar e conquistar a galáxia.

Sério? Um enredo desses? Vilão que deseja vingar seus antepassados. Mocinhos devem matar vilão. Já estamos até enjoados disso.


Bom, em sua totalidade o filme não é ruim, como muitos críticos disseram. Clichês foram os alvos centrais do ódio deles. Os clichês realmente existem, contudo, eles não foram exagerados, foram controlados e feitos da melhor maneira possível. Hollywood está na zona de conforto a anos, creio que eles ainda não querem arriscar em certas aspectos. Já fiquei surpreso pelo filme ser bastante diferente.

Poxa, eu sei que deve estar um pouco difícil para entender no que consiste essa diferença. No fundo, só assistindo ao filme mesmo. 

Coisas como piadas totalmente fora de lugar, que ainda por cima são bem toscas e demoram para ter o mínimo de graça. Quando você percebe que a piada não teve muita graça, já está na próxima cena, portanto não dá para ficar muito bravo na hora. Os heróis não são atrapalhados, eles se fingem de atrapalhados para chegar a um certo objetivo. As piadas às vezes quebram com a tensão construída no decorrer da cena. Algumas cenas que se utilizam desses elementos são boas, outras nem tanto. A personalidade dos cinco guardiões são boas, mas creio que não foram trabalhadas de maneira coerente para que fosse aproveitado todo o potencial. Podia ser muito melhor.


O roteiro também é fraco. Nada de especial, só o velho café-com-leite. Está na hora desses roteiristas que ganham milhões para escrever filmes, começarem a ler mais para escrever algo verdadeiramente bom. Não sei por quanto tempo os cinéfilos ou qualquer pessoa que se importe o mínimo com cinema vai aguentar. Nesse critério o cinema europeu é exponencialmente melhor.

Bom, agora a parte boa do filme. Os efeitos-especiais são ESPETACULARES! Conseguem salvar em grande parte os elementos ruins do filme. Nunca vi um universo tão bem retratado. Simplesmente demais. A trilha-sonora também é excepcional. 

É basicamente isso... Um filme que arriscou em certas coisas, e ficou estático em outras. Na geral, é um filme divertido. Espero que a sequência tenha uma história um pouco mais atrativa. Esse Beabá de hollywood já enjoou faz tempo.

NOTA: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário