De Volta ao Jogo (2014)



Olá, meus caros.

Fiquei verdadeiramente surpreso ao assistir "De Volta ao Jogo", um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos em minha opinião. Fiquei ainda mais surpreso em ler inúmeras críticas negativas a respeito dele. Realmente tem muita gente que não sabe o que escreve. Eu duvido que todos que deram uma crítica negativa já tenham assistido "A Geladeira Diabólica" ou "Glen ou Glenda" para realmente saber o que é um filme ruim! Sério, li uma crítica em que deram nota 0 para "De Volta ao Jogo" (!!!). Detalhe, a pessoa não escrevia nem com letra maiúscula no início da frase... Será que eu preciso levar a sério esses tipos de comentários? É claro que não. O problema é que às vezes alguém pode ler e acreditar. Não obstante, é esse tipo de crítica, feita por moleques pé-rapados, que denigrem a imagem de um filme consideravelmente bom. Ultimamente ando tendo a sensação que todo mundo deseja que só haja obras-primas no cinema. Isso sim seria algo impossível. Filmes medianos são a maioria, basta escolhermos com cautela para não esbarrar em lixo tóxico, e aproveitarmos o máximo possível, sempre com mente-aberta.

A grande questão para aproveitar "De Volta ao Jogo" é estar preparado para aquilo que você está indo assistir. O filme não possui uma história muita desenvolvida. Apenas um pretexto para descer o cacete nos vilões. Bom, vamos lá:

Nova Iorque. A esposa de John Wick padeceu por alguma doença. John recebe um presente de despedida dela: uma cachorrinha. Gangsteres da máfia russa invadem sua casa, roubam seu carro e matam a cachorrinha.

Aí o bicho pega...

John Wick é na realidade um assassino aposentado. Não só um assassino, mas o "Fucking Awesome Badass of All Time" dos assassinos. O idiota do ladrão era o filho do líder da máfia russa. 

Bom, já sabe... Vingancinha básica. John sai matando todo mundo!

Tiro pra cima, pra baixo, esse lado, aquele lado, na cabeça, na cabeça, na cabeça e mais na cabeça! Esse John Wick ama Headshot! Nunca vi tanto tiro na cabeça em um filme. 

Ainda assim, temos algumas cenas cômicas, por exemplo: todo mafioso antes de morrer fala, "Era só um cachorro!" Boom! John Wick atira. Adivinha onde? 


Willen DaFoe faz uma pontinha como um assassino. É muito gratificante vê-lo atuando. Qualquer coisa que ele faz é legal! 


Uma outra coisa interessante sobre esse filme é o sub-mundo dos assassinos contratados (Hit-man). Inventaram um mini-universo bem original para distinguir "De Volta ao Jogo" de outros filmes de ação. Por exemplo, os hit-man frequentam um certo hotel. Com bar, médico e tudo mais. O hotel funciona como um território neutro para os assassinos descansarem entre as missões (Ou só tomar uma birita mesmo). Também temos a "Equipe de Limpeza". Basta ligar e um carinha bem simpático vem limpar toda a bagunça. Entenda bagunça como uma pilha de corpos de mafiosos. Os hit-man não usam dinheiro convencional, e sim moedas de ouro para pagar essas coisinhas (O Leprechaun deve estar em algum lugar p. da vida).

Como já deu para perceber Keanu Reeves interpreta John Wick. Ele realmente deveria ter mais espaço em Hollywood e ser mais reconhecido por seus filmes. Ele é um ótimo ator, em especial para filmes de ação. Ele domina o filme inteiro, tudo transcorrendo sob a mira de sua arma. Keanu Revees deve sofrer de depressão na vida real. O semblante dele é muito triste. Nesse filme isso até  que veio a calhar, mas ele podia se animar um pouquinho mais. Alguém já o viu  rindo? Sei lá... Bom, no geral foi uma ótima atuação.

Não há mais nenhum personagem digno de se mencionar. Como eu disse, a história é um pretexto para sair dando tiro. O filme não é tão exagerado como "Mandando Bala", mas possui alguns momentos bastante originais. As cenas de tiroteio são brilhantemente orquestradas. Esse é o apogeu do filme, e na minha opinião é o suficiente para entreter. No fundo, no fundo, essa é a função primordial do cinema: Entreter. Todo o resto é bônus.

Quem gosta de ação deve assistir "De Volta ao Jogo". Um dos melhores filmes de 2014. 

NOTA: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário