Garota Exemplar (2014)


Olá, meus caros.

"Garota Exemplar" é o novo thriller investigativo do diretor David Fincher. É difícil de acreditar que um cineasta nunca tenha feito um filme ruim, mas Fincher se encaixa nesse parâmetro. Outros de seus créditos incluem "Seven", "Zodíaco" e a obra-prima "Clube da Luta".

Não irei comentar muito sobre "Garota Exemplar". Discernirei somente minhas impressões sumárias. Qualquer análise mais profunda pode entregar parte da trama e desse modo o suspense seria reduzido, se não extinguido. Porém, já lhes adianto que é um ótimo filme.

História: Nick Dunne (Ben Affleck) é o principal suspeito do desaparecimento de sua esposa Amy (Rosamund Pike). O caso acaba se tornando uma grande manchete sensacionalista na televisão. Nick, só piora a sua situação quando começa a omitir informações da polícia. Junto com sua irmã ele precisará provar sua inocência e encontrar Amy. 

Em "Garota Exemplar" somos apresentados a uma trama surreal demais para convencer ao contato inicial. Tudo parece uma indefinida brincadeira. O mistério parece glamouroso demais para ser realidade. Todavia, conforme o filme se desenrola, a tensão aumenta consideravelmente,  e acabamos sentindo mais simpatia pela narrativa.

Somos apresentados a um relacionamento caótico e insincero que beira os limites da sanidade. Como Nick está em busca de sua esposa desaparecida, o filme é contado em partes por flashbacks, que por sua vez,  podem ou não ser reais. 

Não gostei da atuação de Ben Affleck, que ficou o filme inteiro com cara de bunda. Sua atuação não convence. O filme possui diversos erros na narrativa, precisamos forçar demais para acreditar nas situações apresentadas. Diversas ações inconsistentes, que nos fazem perguntar se os personagens tinham cérebro.

Bom, pelo menos para mim, o brilho do filme está nas críticas. É difícil esbarrarmos em uma obra que alfinete tanto a hipocrisia e os comportamentos doentios do ser humano.

Crítica pela falta de comprometimento e diálogo em um relacionamento. Crítica a falta de sensibilidade das pessoas. Crítica a mídia sensacionalista, que está disposta a tudo para gerar dinheiro. Crítica a alienação da massa, que se deixa influenciar muito facilmente pelo que é dito na mídia. Crítica da futilidade humana. Crítica da psicopatia presente em muitos que se escondem atrás de rostinhos bonitos...

Eu poderia continuar mas acho que vocês já entenderam. Ou seja, além de um bom filme na essência da palavra, "Garota Exemplar" nos abre as portas para refletirmos sobre alguns temas mais sérios.

Inúmeras pessoas reclamaram do final. Ele é subjetivo e interpretativo, mas não ruim. É simplesmente uma abordagem inconvencional para um thriller.

Vale a pena conferir "Garota Exemplar". Me lembrou muito de Hitchcook, só por esse fato já foi uma experiência recompensadora.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário