Prêmios


Você concorda que as premiações do cinema devam existir? Estou falando sobre o Bafta, Saturn, Globo de Ouro, Palma de Ouro e principalmente o Oscar. Essa postagem será bastante pessoal. Não peço que você concorde comigo. Tento analisar filmes da maneira mais imparcial possível, mas dessa vez irei expressar minha opinião do por quê eu não concordo com a existência dos prêmios no cinema.

Quem acompanha o blog sabe que eu não dou muita atenção para os prêmios. Eu não ligo se esse ou aquele filme ganhou Oscar. Se esse ou aquele ator tem 5 Globos de Ouro.

Se houve uma época em que os prêmios valeram alguma coisa, hoje eles são apenas jogos políticos e/ou um amiguinho presenteando o outro. Sem mencionar a especial predileção por filmes da moda ganharem prêmios. 

Vocês sabiam que são os próprios atores da Academia que votam nos ganhadores do Oscar? Agora será que o detestável James Franco tem senso crítico para participar de uma escolha tão importante? Me diz você...

Já fomos agraciados por verdadeiros desastres na premiação do OSCAR:

- Al Pacino não ter ganho um prêmio por Scarface. 
- Stanley Kubrick, o maior diretor de todos os tempos, nunca ganhou Oscar de Melhor Diretor.
- O grandioso "Cidadão Kane", talvez o maior filme de todos os tempos, perdeu o Oscar.

Sem mencionar inúmeras  outras atrocidades. Não dá para levar a sério uma instituição dessas. 

Outro motivo por eu não dar atenção aos prêmios é simples (Deixando a politicagem de lado e deduzindo que a premiação será feita da maneira mais honesta possível). Se você recebe um prêmio, é sinal que as pessoas decidiram que você o merece. E quando você não recebe, significa que as pessoas decidiram que você não o merece. Delimitar uma linha tão subjetiva é mera inconsistência e está sujeita a diversos erros. Às vezes, um filme importante para certo diretor, apesar de bom, não é nem mencionado. É frustrante para os próprios artistas.

Não estou falando que a meritocracia não é importante. Estou dizendo que as premiações visam a concretização de seus próprios interesses.

Os prêmios, americanos ou europeus, são apenas instrumentos de perpetuação de influência, garantindo mais dominação sobre o senso crítico da massa populacional. Já ouvimos muito a frase: "Esse filme ganhou Oscar de melhor filme" ou "Essa atriz ganhou Palma de Ouro". Eu sempre penso: "E daí?".

O cinema, assim como a música, deixou de ser uma arte para se tornar uma indústria. E o que uma indústria gosta? Isso mesmo, dinheiro. Simples assim. E para consegui-lo tais indústrias estarão dispostas a tudo, inclusive manipular a mente das pessoas, instaurando em nosso cerebelo o que é e o que não é bom.

Além do mais os prêmios americanos tendem a não arriscar. Dificilmente eles premiam um filme que abusa de uma temática mais incomum. Religião, sexo e política (Se não for a americana) estão de fora. Eles também tendem a não premiar filmes que abusam de sangue (Caso não seja o Tarantino. Está vendo quando eu disse que é um amiguinho presenteando o outro).

Filmes realmente bons são excluídos da lista simplesmente por possuírem elementos diferentes. De vez em quando, Hollywood toma uma decisão correta. Mas de "vez em quando" não é o suficiente, pelo menos para mim.

Sinto um pouco mais de afeição pelas premiações europeias. Assim como os americanos, elas erram feio às vezes, mas no geral percebo uma melhor escolha dos indicados.

O único prêmio relativamente interessante é aquele que o próprio público escolhe. Creio que a imparcialidade seja maior. Contudo, até este está sujeito a distorções. Por exemplo, um fanboy (Pessoas fanáticas por certas celebridades ou filmes) irá fazer de tudo para votar 1000 vezes em um certo filme (Geralmente essas votações são feitas pela internet). Aí não adianta nada.

Os prêmios de festivais independentes ou de algum círculo de críticos tendem a ser mais precisos quando se trata de selecionar os vencedores.

Resumindo, a melhor época do Oscar foi quando ele não existia. Não se deixe enganar por esses moldes de ouro. 

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário